sábado, 1 de janeiro de 2011

DEFICIÊNCIA FÍSICA






Para quem ainda não me conhece pessoalmente sou um portador de necessidades especiais, para ser mais específico paraplégico - cadeirante - resultado de um acidente automobolistico ocorrido em 21 de Dezembro de 2002. Foram - e ainda são - as muitas fases de adaptações de uma nova vida, pois existe uma grande diferença entre tornar-se um deficiente físico ou nascer com algum tipo de deficiência, os obstáculos são muitos: nas vias públicas um mero fio meio mais alto por exemplo, tornar-se uma muralha para um cadeirante. Banheiros públicos adaptados aos cadeirantes em bares, boates, restaurantes, lanchonetes são praticamente inexistentes. Fazer compras em lojas de roupas é quase uma comédia, afinal os provadores ou trocadores tem suas portas de tamanho mínimos, sendo impossível usá-los sendo um cadeirante.
Mas; muita coisa está sendo feita para melhorar estas situações nas vias públicas, afinal, somente pedimos o básico direito de ir e vir como qualquer cidadão ou cidadã. Quero ao longo das próximas postagens expor um pouco da minha história e experiência pessoal como paraplégico, pois penso que há muito mito acerca do assunto.
Abaixo segue um texto de Mario Quintana, que retrata de forma leve e direta a(s) deficiência(s). Até breve.

DEFICIÊNCIAS

Deficiente é aquele que não consegue modificar a vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
Louco é quem não procura ser feliz com o que possui
Cego é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quere garantir seus tostões no fim do mês.
Mudo é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia
Paralitico é quem não consegue andar na direção daquelas que precisam de sua ajuda.
Diabético é quem não consegue ser doce
Anão é que não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
Miseráveis são todos que não conseguem falar com Deus.

Mario Quintana

Nenhum comentário:

Postar um comentário